Segundo dados revelados hoje, quarta-feira, pelo Ministério da Educação, os exames nacionais do 9º ano decorreram com normalidade em todo o país. Apesar da greve dos professores e funcionários das escolas da região Norte marcada para hoje, nenhum aluno ficou sem fazer o exame de Matemática.

Até aqui o impacto da greve tem sido diminuto na realização dos exames nacionais do 9º ano e do 12º ano. Na passada segunda feira, dos 103.868 estudantes do 9º ano, apenas 191 alunos não fizeram o exame devido à falta de professores para vigiar a realização das provas.

Ontem foi a vez dos professores da área de Lisboa aderirem à greve e dos 65.814 alunos inscritos, apenas sete, todos da mesma escola, não realizaram o exame de Matemática do 12º ano. A repetição do exame para estes alunos está agendada para a primeira semana do mês de Julho.

O programa da greve continua de pé e amanhã será a vez dos professores do Alentejo e Algarve aderirem aos protestos.

Os quatro dias de greve foram convocados pela Federação Nacional de Professores (FENPROF) e pela Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) como forma de protesto às medidas recentes do Governo para a Administração Pública, que também afectam os professores.

No centro da discussão estão o congelamento da progressão automatica das carreiras durante um ano e meio e o adiamento da idade da reforma dos 60 para os 65 anos.

Hugo Manuel Correia
Foto: Stock Exchange