O autor de “O Erro de Descartes” e “O Sentimento de Si” foi hoje, quarta-feira, distinguido, em Oviedo, Espanha, com o Prémio Princípe das Astúrias da Investigação Científica e Técnica.

António Damásio é especialista nos mecanismos de funcionamento do cérebro. É pioneiro na investigação sobre a inteligência emocional, através de técnicas de imagem que revelaram aspectos novos sobre o papel das emoções nas diferentes funções cognitivas.

O professor catedrático de Neurologia dirige o departamento de Neurologia da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos.

Para o prémio estavam também nomeados o físico espanhol Juan Ignacio Cirac Santurain e a candidatura conjunta dos biólogos Peter Lawrence (Estados Unidos) e Ginés Morata (Espanha).

Nos últimos anos foram distinguidos com o Prémio Príncipe das Astúrias (no valor de 50 mil euros e uma reprodução de uma estatueta desenhada por Joan Miro) os pioneiros no desenvolvimento das Internet Lawrence Roberts, Robert Khan, Vinton Cerf e Tim Berners-Lee (2002), Jane Goodall (2003), bem como os oncologistas Joan Massagué, Judah Folkman, Tony Hunter, Bert Vogelstein e Robert Weinberg, que o partilharam em 2004.

Pedro Rios
(c/ Lusa)
Foto: University of Iowa