Roger Federer é tricampeão de Wimbledon. Esta tarde, o suíço bateu Andy Roddick pelos parciais de 6-2, 7-6 e 6-4. Vencedor das edições de 2003 e de 2004 (então frente ao mesmo adversário de hoje), o líder do quadro ATP revelou-se bem superior ao norte-americano.

Muito dependente da pancada de serviço, Roddick não conseguiu bons índices de aproveitamento no primeiro serviço. Por seu turno, Federer logrou aliar essa vertente a um notável jogo de fundo de court, nomeadamente no aproveitamento das ingénuas subidas à rede do número 4 do ranking internacional.

O helvético conseguiu muito mais “winners” (pancadas ganhadoras) e elevou para oito o número de torneios ganhos em 2005. Federer apenas perdeu três encontros desde que a temporada começou e ameaça superar as marcas de Pete Sampras e de Bjorn Borg na prova inglesa. Ambos venceram Wimbledon por quatro ocasiões consecutivas, ainda que o norte-americano tenha ainda conseguido outras duas vitórias.

Federer não perde, em piso relvado, há 35 encontros, estando a somente a seis vitórias de igualar a marca de Borg.

Roger Federer precisa de vencer na terra batida de Roland Garros para completar a série Grand Slam. Expoente máximo do ténis, o Grand Slam é composto pelo Open da Austrália (que o helvético venceu em 2004), por Roland Garros, Wimbledon e US Open (cujo título pertence também a Federer).

Venus arrebata título feminino

Venus Williams venceu o torneio feminino, ao derrotar a compatriota Lindsay Davenport pelos parciais de 4-6, 7-6 e 9-7. A norte-americana conquistou o terceiro título pessoal na relva do All England Club e sucede assim à russa Maria Sharapova, que se ficou pelas meias-finais desta edição, perdendo precisamente para a mais velha das irmãs Williams.

André Viana