O projéctil lançado pela sonda Deep Impact colidiu hoje às 06h55 com o cometa Tempel 1, a 133 milhões de quilómetros da Terra, anunciou a NASA. O impacto deu origem ao primeiro “fogo de artificio cósmico”, no mesmo dia em que os EUA comemoram o seu Dia da Independência

O projéctil de cobre, com 370 quilos, tem o tamanho de uma mesa de café, enquanto que as dimensões do cometa se assemelham às de uma cidade. O resultado do impacto [FLASH] foi equivalente à explosão de 4,5 toneladas de TNT.

Uma imagem captada pela sonda, que ficou a 500 quilómetros de distância da zona de impacto, mostra um cone invertido a sair do cometa, a envolver uma nuvem de partículas provocada pelo choque.

O sucesso da missão foi festejado com aplausos e abraços no centro de controlo da missão da NASA. “Está confirmado. As imagens são incríveis”, exclamou um porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, responsável pela missão. “Acertámos exactamente onde queríamos. Isto é espectacular”, afirmou.

Estudar origens do sistema solar

“A imagem mostra claramente um impacto espectacular”, explica o investigador principal do projecto, Michael A’Hearn. “Com toda a informação que recolhemos, temos uma longa noite à nossa frente, mas era isto que esperavamos. Temos tanta coisa para ver que é difícil sabe por onde começar”.

As toneladas de partículas lançadas no espaço vão ser estudadas, com o objectivo de analisar a composição geológica daquele corpo celeste. Segundo os cientistas, os cometas contêm a matéria original do sistema solar e, por isso, o seu estudo pode revelar novas informações sobre a sua formação.

Pedro Rios
Fotos: NASA