Faltavam 15 minutos para a hora marcada (9h00) quando Benni McCarthy deu entrada no Centro de Estágio do Olival. Goradas as expectativas de sair para o Blackburn Rovers, de Inglaterra, o sul-africano apresentou-se para o início dos trabalhos com vista à preparação da época 2005/2006.

Co Adriaanse, novo treinador portista, chegou bem antes da maioria dos atletas. Foram 29 os jogadores que marcaram presença no começo dos trabalhos no Centro de Estágio Porto-Gaia, no Olival, merecendo destaque a estreia dos reforços Helton, Paulo Ribeiro, Sandro, Jorginho, Alan e Sokota.

Amanhã, terça-feira, chega o internacional argentino Lucho González, mas o colega de selecção Lisandro López só é aguardado no final da semana, em virtude de ontem ter participado na última jornada do “Torneo Clausura”.

Anderson, médio de 17 anos contratado ao Grémio de Porto Alegre, está em estágio com a selecção canarinha de sub-17, com vista à preparação do Mundial.

Também no Olival estiveram cinco jogadores que regressam de empréstimos. Bruno Alves, o médio Paulo Assunção e os avançados César Peixoto, Bruno Moraes e Hugo Almeida contam seguir para o estágio na Holanda, que se realiza entre 11 e 24 deste mês. Serão 30 os atletas à avaliação de Adriaanse durante esse período, sendo que só 24 vão incluir a estrutura final do FC Porto 2005/2006.

Ainda falta lateral-direito

Não está ainda fechado o mercado de contratações. Os portistas procuram um substituto para o lateral-direito Seitaridis. Sem qualquer jogador natural dessa posição no plantel (Bosingwa e Ricardo Costa são adaptações), Pinto da Costa tenta contratar o holandês Jan Kromkamp, pupilo de Adriaanse no AZ Alkmaar e opção prioritária para o reforço da defesa.

Contudo, as negociações estão num impasse depois da direcção holandesa ter recusado uma proposta na ordem dos sete milhões de euros. Cicinho (São Paulo) e Trabelsi (Ajax) podem ser alternativas a Kromkamp, mas também não serão de descartar as hipóteses Abel (Braga) e Nélson (Boavista).

Hugo Leal é que já não tem qualquer vínculo aos portistas, tendo ontem rescindido o contrato assinado há um ano. Marco Ferreira, Jankauskas, Cláudio Pitbull e Maciel também não fazem parte dos planos para esta temporada.

André Viana
Foto: UEFA