É com saudade que mais de 850 jovens terminaram hoje as actividades da primeira semana do projecto “Universidade Júnior” (UJR). Esta iniciativa da Universidade do Porto (UP) pretende abrir as portas das faculdades e dos centros de investigação a mais de quatro mil jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. O objectivo é sensibilizar os jovens para os mundos das Ciências, das Letras e das Artes.

A UJR levou esta manhã os 850 jovens inscritos neste projecto a um Concerto Didáctico-Pedagógico pela Orquestra do Norte na Casa da Música.

Finalizada a primeira semana de actividades, o objectivo parece ter sido alcançado. Os alunos mostraram-se satisfeitos com a experiência e alguns demonstraram mesmo interesse em ingressar na Universidade do Porto. Esse foi o caso de Inês Castro. Tem 16 anos, está no 12º ano de Humanidades e tem uma paixão muito grande pelo mundo do jornalismo e da comunicação.

ujr_inescastro2.jpgInês inscreveu-se por acaso na Universidade Júnior. Estava numa aula de Introdução às Tecnologias de Informação. Um colega descobriu o “site” e decidiram inscrever-se no projecto.

Durante esta semana, Inês ficou “com umas luzes mais esclarecidas sobre o que é o mundo do jornalismo”. Fez várias actividades práticas e realizou algumas experiências com rádio e televisão.

Se até aqui estava indecisa entre o ensino superior de Lisboa e do Porto, a Universidade Júnior ajudou-a a tomar uma decisão: a UP poderá vir a ser a sua opção, pois fica mais próxima da sua terra.

Filipa dos Anjos confessa estar dividida entre gestão e jornalismo. A passagem pela UJR ajudou-a a ficar com uma visão mais global do mundo da comunicação.

ujr_filipadosanjos2.jpg“A passagem pela Universidade Júnior é um ponto importantíssimo para quem não faz ideia do que poderá vir a fazer a nível profissional e aqui acaba por conhecer o meio da faculdade, conhecemos pessoas que já passaram por cá, que já tiraram o curso”, confessa.

Das experiências práticas que fez no curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação Social da UP, a rádio foi o meio que mais a fascinou. “Na verdade, o que mais me atraia no jornalismo era o jornal, mas acabei por ficar a gostar da rádio mais do que pensava”, afirma.

Até ao final deste mês, a Universidade Júnior vai continuar de portas abertas a receber diferentes grupos de estudantes a cada semana.

Hugo Manuel Correia
Fotos: Liliana Rocha Dias