É uma boa notícia para muitos licenciados de uma área muito afectada pelo problema do desemprego. A Câmara do Porto (CMP) e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) estão a ultimar um protocolo que vai colocar cerca de 80 licenciados do curso de Línguas e Literaturas Modernas, com vertente de inglês, nas escolas primárias da cidade. As candidaturas terminaram hoje, sexta-feira, registando 140 concorrentes.

Ao todo, são 4.400 alunos, que correspondem a 230 turmas, que a partir de Outubro vão aprender inglês, num período posterior às aulas.

O projecto surge no âmbito do programa de generalização do ensino do Inglês no 1º ciclo do ensino básico, aprovado este mês pelo Governo.

A iniciativa surge na sequência do projecto-piloto “Speak Easy”, que começou em 2002, e que colocou finalistas da FLUP a ensinar inglês em horário pós-lectivo. No ano lectivo 2004/2005, o “Speak Easy” chegou a 57 escolas.

“A Câmara tinha a experiência de trabalho connosco e as escolas manifestaram-se a favor de sermos os fornecedores de mão de obra”, afirma ao JPN o coordenador do projecto, Vítor Cabral.

Ao contrário de outras autarquias, em que a selecção de professores é feita de forma individual por cada escola, o protocolo entre a CMP e a FLUP permite que a faculdade se responsabilize pela “colocação, orientação e supervisão pedagógica e científica”, que, na opinião de Vítor Cabral, é uma “mais-valia”.

O responsável adianta que a iniciativa pode, no futuro, a outros cidades próximas. “A faculdade tem de responder perante a sociedade e prestar serviços”, afirma. “Estou também a criar mercado”, reconhece.

560 licenciados nas vertentes com inglês do curso de Línguas e Literaturas Modernas estão inscritos na Bolsa de Emprego da FLUP, que procura facilitar o acesso dos licenciados ao mercado de trabalho.

Pedro Rios