Os alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) mantêm as portas da instituição fechadas há mais de 48 horas, contra o aumento de 21% do valor das propinas.

O protesto vai continuar pelo menos até ao final da tarde de hoje, quarta-feira, já que os estudantes têm uma Assembleia Geral agendada para as 18h00 para “deliberar se as portas são para manter fechadas”, explicou ao JPN o presidente da Associação de Estudantes, Ivo Santos.

Também esta tarde, às 14h00, vai ser entregue uma “carta aberta” no Governo Civil do Porto, como “forma de explicar ao governo central as bandeiras” dos estudantes.

Ivo Santos espera cerca de 400 alunos nas acções de protesto de hoje.

As portas do ISEP foram encerradas na segunda-feira pelas 7h00 em protesto contra o aumento do valor das propinas para o máximo previsto na lei, 800 euros, acrescidos de 20 euros de taxa de inscrição, um aumento de 21% relativamente ao valor do ano lectivo passado (660 euros).

Os estudantes argumentam que o ISEP perdeu este ano 642 alunos e que o número de alunos deve continuar a diminuir. Os alunos afirmam que 84% das propinas se destinam a despesas do pessoal e 16% a despesas de funcionamento, o que impede o investimento.

Pedro Rios
c/ Lusa