O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apela a uma “reflexão sobre os limites da publicidade”, devido à campanha publicitária que tingiu de azul as primeiras, últimas, segundas e penúltimas páginas das edições de quarta-feira dos maiores jornais diários.

Segundo o sindicato, a campanha publicitária em causa “põe em causa, de forma ínvia, o princípio da clara separação entre publicidade e informação”.

Em comunicado divulgado quarta-feira é afirmado que “o risco de confusão entre conteúdos jornalísticos e mensagem publicitária agrava-se quando o referido fundo azul se prolonga por páginas estritamente editoriais (primeiras, segundas e penúltimas) e já sem menção à entidade anunciada, contribuindo para aprofundar a ideia – que vai grassando – de que não há já limites à pressão da publicidade e do marketing”.

O SJ considera que este caso foi “mais grave do que outros anteriores” e faz um “apelo veemente” “às direcções dos jornais, aos conselhos de redacção e aos provedores dos jornais para que encetem uma reflexão séria sobre os limites da publicidade”.

O sindicato sublinha que “não pretende conduzir qualquer cruzada contra uma actividade importante para o sector da comunicação social, mas contribuir para que se acautelem limites, se preserve a autonomia editorial e não se hipoteque a credibilidade do jornalismo”.

Pedro Rios
Imagem: JPN