G de Grimm, dois irmãos e célebres escritores de contos de fadas do século XIX. G também de Gilliam, Terry Gilliam, o realizador encarregue de levar para o cinema o mundo de fantasia e fábulas dos contadores de histórias.

Em “Os Irmãos Grimm”, que estreia quinta-feira em Portugal, Heath Ledger e Matt Damon são Jacob e Wilhelm, os dois contadores de histórias que na visão do ex-Monthy Python são também dois vigaristas.

O duo charlatão viaja de aldeia em aldeia pela França napoleónica, livrando-as de todo o tipo de monstros e criaturas sobrenaturais a troco de dinheiro, mas tudo não passa de um embuste. As coisas complicam-se, no entanto, quando encontram uma bruxa de verdade (Monica Bellucci).

Uma trilogia sobre o futebol

Também com G se escreve “Golo!”. Este é o primeiro filme de uma ambiciosa trilogia da “Icon” de Mel Gibson, com o apoio da FIFA, que transporta para o grande ecrã as emoções do desporto rei.

Protagonizado por Kuno Becker, o filme conta a história de Santiago, um jovem mexicano com o sonho de ser futebolista e que atravessa a fronteira para os EUA à procura de uma vida melhor. Aí é descoberto por um olheiro do Newcastle que o contrata para jogar em Inglaterra.

No próximo filme Santiago junta-se aos “galácticos” do Real Madrid e, por fim, brilha no Mundial de 2006 na Alemanha. Beckham, Zidane, Kieron Dyer, Raul, Patrick Kluivert e Alan Shearer são algumas das estrelas que marcam presença na película.

David Pinto
Léccio Rocha
Foto: