O Governo vai alargar o programa INOV Jovem, destinado a inserir jovens qualificados nas pequenas e médias empresas, de mil para três mil destinatários, anunciou sexta-feira, em Coimbra, o primeiro-ministro José Sócrates.

Durante a visita à empresa informática Critical Software, o primeiro-ministro afirmou que o programa superou as expectativas do Governo.

“O êxito está bem patente nas candidaturas e no número de jovens propostos pelas empresas”, disse, citado pela Lusa.

Segundo os dados divulgados sexta-feira, o programa registou, desde que foi lançado, em Julho, 297 candidaturas, abrangendo 2.168 jovens.

O programa apoia a inserção, em pequenas e médias empresas, de pessoas até aos 35 anos, com qualificações de nível superior em áreas críticas para a inovação e o desenvolvimento empresarial, através de estágios profissionais e apoios à contratação dos jovens.

O INOV Jovem tem a duração de quatro anos e é financiado pelos ministérios da Economia e Inovação e do Trabalho e Solidariedade Social.

O chefe do Governo assinalou ainda o êxito da Critical Software, fundada em Coimbra há sete anos, e que tem como clientes, entre muitos outros, as agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia, citando-a como exemplo de empresa “que vai puxar pelo desenvolvimento do país”.

Pedro Rios
c/ Lusa
Foto: DR