O Presidente da República, Jorge Sampaio, apelou ao voto no domingo, juntando assim a sua voz à do primeiro-ministro e dos líderes partidários contra a abstenção. “Não vejo eleições mais directas do que estas”, afirmou.

Sampaio fez também um apelo a uma maior flexibilidade dos partidos: “os partidos têm de se abrir mais e as pessoas têm de arriscar serem candidatas”.

O primeiro-ministro, José Sócrates, sublinhou a “maturidade democrática” que se tem vindo a desenvolver em Portugal. Depois de votar de manhã na sua terra-natal da Covilhã, Sócrates relembrou que “o mais importante é que as pessoas votem e venham participar na festa da nossa democracia”.

O líder do PSD, Marques Mendes, procurou chamar os portugueses às urnas, afirmando que “quem não vota acaba por deixar o seu destino nas mãos de outros”. Opinião partilhada pelo líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, que considera que “votar é não permitir que os outros escolham por nós”.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, também apelou ao voto e quando questionado sobre os efeitos climatéricos na afluência às urnas, respondeu que a chuva que possa cair “é para assentar pó”.

Já o presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro, frisou a importância das eleições autárquicas. “É muito importante que as pessoas participem porque estas eleições não são de segunda nem de terceira, são de primeira”, afirmou.

Pequenos problemas em dia de eleições

Um pouco por todo o país têm havido alguns incidentes, sendo o mais polémico em Oeiras. A candidatura independente de Isaltino Morais foi acusada pelo PS local de estar a fazer o transporte de cidadãos para as urnas.

O candidato do PS à Câmara de Oeiras, Emanuel Martins, admite ter fotografias que comprovam o transporte. “Estão a levar pessoas que não têm direito a voto”, afirma Emanuel Martins.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Nuno Godinho Matos, confirmou que a CNE foi informada do sucedido e garantiu que é legal transportar cidadãos até às mesas de voto, desde que esse transporte não seja feito em veículos da autarquia.

Em Odemira, as eleições vão ter de ser repetidas no próximo domingo, já que os boletins de voto foram trocados com os do município de Évora. Quer em algumas freguesias de Coimbra quer de Vila Nova de Gaia houve vários erros nos boletins, mas foram sendo corrigidos ao longo da manhã.

Em Braga, na junta de freguesia de Tebosa, a coligação “Juntos por Braga” manifestou-se contra o facto de o PS ter um total de três pessoas na mesa de voto, enquanto os restantes partidos têm apenas uma cada.

Ao meio-dia, segundo números da CNE, já tinham votado 20% dos eleitores recenseados.

Tiago Dias
Foto: Getty Images