Brinca com os sons que produz a partir de um qualquer instrumento. Faz deles – dos instrumentos e dos sons – aquilo que quer. Alguns apelidam-no de “mestre de sons”. É possível que seja. Miles Davis, nome incontornável da história do jazz, considerava-o o músico mais completo com quem tinha trabalhado.

Hermeto Pascoal é um multi-instrumentista brasileiro já veterano nestas andanças da música. Os seus espectáculos são classificados na categoria de “memoráveis”. Neles, o músico mistura instrumentos, sons electrónicos, ruídos de animais e objectos diversos.

O instrumentista actua terça-feira, pelas 22h00, no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, a propósito da abertura da 15ª edição do Festival de Jazz do Porto.

Pascoal (voz e teclados) faz-se acompanhar por Fabio Pascoal (percussão), Marcio Bahia (bateria), Itiberê Zwarg (baixo), Vinicius Dorin (sopros) e André Marques (piano).

Do cartaz do Festival fazem ainda parte nomes como Wayne Horwitz (14 de Outubro) e James Carter (15 de Outubro). O evento decorre até 5 de Novembro.

Ana Correia Costa
Foto: DR