Kofi Annan iniciou terça-feira uma visita oficial de dois dias a Portugal, onde receberá, quarta-feira, o doutoramento “honoris causa” pela Universidade Nova de Lisboa e será condecorado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade.

Portugal foi escolhido como ponto de paragem no trajecto do secretário-geral das Nações Unidas (ONU) até à Cimeira Ibero-Americana que tem lugar na sexta-feira e sábado em Salamanca, Espanha.

O secretário-geral da ONU iniciou o seu programa oficial com um encontro com o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, que há dez anos, presidiu à Assembleia Geral das Nações Unidas. Em seguida, já ao final da tarde, vai ser recebido, com honras militares, no Palácio de Belém, onde se junta ao presidente da República, Jorge Sampaio, para uma reunião.

A partir das 20h00, tem lugar uma cerimónia no Palácio da Ajuda, após a qual Annan recebe o grande colar da Ordem da Liberdade, condecoração proposta por Jorge Sampaio e aprovada em conselho de ministros para reconhecer “o seu excepcional e relevantíssimo contributo para a defesa dos valores da civilização e da causa da liberdade”. O empenho que Kofi Annan colocou no apoio à independência de Timor-Leste, alcançada em Maio de 2002, é o motivo maior para a homenagem.

O primeiro dia da visita oficial termina com um banquete, oferecido pelo presidente da República, em honra do secretário-geral da ONU.

“Honoris causa” no segundo dia

Na quarta-feira, Kofi Annan recebe o grau de Doutor “honoris causa” pela Universidade Nova de Lisboa. A distinção foi proposta pelo chefe da diplomacia portuguesa, Freitas do Amaral, em reconhecimento da “contribuição [de Annan] para o prestígio e progresso das instituições ao serviço da humanidade, em termos de direitos humanos, valores culturais e património mundial”.

Segue-se um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, no Palácio de São Bento. Depois do almoço, Annan e Freitas do Amaral dão, pelas 14h30 horas, uma conferência de imprensa conjunta no Palácio das Necessidades. O secretário-geral das Nações Unidas aproveitará a oportunidade para abordar questões como a reforma da ONU ou a cooperação para o desenvolvimento.

A visita oficial termina ao fim da tarde no Mosteiro da Batalha, com a deposição de uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Corrupção ensombra mandato

Kofi Annan, foi eleito pela primeira vez em 1996 para o cargo de secretário-geral da ONU, tendo sido distinguido com o Nobel da Paz em 2001.

Nos últimos meses, tem sido alvo de diversas críticas pelos casos de corrupção em torno do programa das Nações Unidas para o Iraque (“Petróleo por Alimentos”) que, durante o regime de Saddam Hussein, permitia que aquele país, sujeito a um embargo, pudesse vender determinadas quantidades de petróleo para a compra de alimentos e bens de primeira necessidade.

Ana Correia Costa
Foto: ONU