Galardão premeia contribuição dos dois economistas na área da cooperação e conflitos.

A Real Academia das Ciências Sueca anunciou na segunda-feira, em Estocolmo, a atribuição do Nobel da Economia ao israelita Robert Aumann e ao norte-americano Thomas Schelling.

Os dois economistas foram galardoados pela teoria que desenvolveram acerca da “decisão interactiva”, uma teria de jogos que contribuiu para clarificar conhecimento dos fenómenos do conflito e da cooperação. Assim, essa teoria responde a uma questão: por que é que determinados grupos de indivíduos, organizações e países vencem ao promoverem a cooperação enquanto outros sofrem com os conflitos?

Regra geral, o Nobel da Economia é atribuído a trabalhos de investigação que estudam formas eficientes de usar os recursos disponíveis, a estudos macroeconómicos e de política económica, de desenvolvimento económico, de comércio internacional e de economia da informação.

O Nobel da Economia foi criado em 1969 pelo Banco da Suécia, sob a designação de prémio Banco da Suécia para a Ciência Económica.

O galardão, no valor de 1,1 milhões de euros, será entregue, tal como todos os outros prémios Nobel, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do fundador dos prémios, Alfred Nobel.

Ana Correia Costa