A direcção do Instituto Nacional de Estatística (INE), organismo tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros, pediu demissão na segunda-feira. O ministro da presidência, Pedro Silva Pereira, aceitou o pedido.

Um comunicado do gabinete do Ministro da Presidência enviado segunda-feira às redacções esclarece os motivos da demissão: “a actual direcção decidiu antecipar por alguns meses o final do seu mandato por considerar que, estando concluído o lançamento da reestruturação do INE, se abre para o Instituto uma nova fase que exige um horizonte de programação alargado”.

O mandato da actual direcção, que tomou posse em Julho de 2003, terminaria apenas em Julho de 2006.

Há dois anos, o então ministro da presidência, Nuno Morais Sarmento, decidiu reestruturar o INE, nomeando, para isso, nova direcção. Para substituir Paulo Gomes na presidência, Morais Sarmento designou o agora demissionário José Mata. Fernando Chau e António Almeida, igualmente demissionários, ficaram como vogais.

INE já tem nova presidência

O mesmo comunicado avançava um novo nome para a presidência: Alda Carvalho. A nova cara do INE exerce, há onze anos, funções como directora-geral do Departamento de Prospectiva e Planeamento.

Ainda não existe data para a divulgação de todos os nomes da nova equipa directiva.

O JPN tentou obter mais esclarecimentos junto do INE, o qual, até ao momento de publicação, esteve indisponível para prestar quaisquer declarações.

Ana Correia Costa