A tempestade tropical “Vince” tornou-se uma depressão tropical durante a manhã de terça-feira. Segundo comunicado do Instituto da Meteorologia (IM), “a trajectória deste fenómeno passou no mar, junto à costa do Algarve, entrando em terra de Espanha, cerca das 10 horas”.

A zona mais afectada foi a de Castro Marim e Vila Real de Santo António, onde foram registadas rajadas de vento até 68 quilómetros por hora.

As previsões mais pessimistas feitas na segunda-feira, que apontavam para ventos até 120 quilómetros por hora, não se concretizaram: o “Vince” está a diminuir de intensidade desde que atravessou a costa da Madeira, já não representando qualquer perigo para Portugal.

“Prevê-se que a depressão tropical continue a sua trajectória para Este-Nordeste, sobre o território espanhol, até à sua dissipação nas próximas 6 a 12 horas”, refere o comunicado do IM.

Independentemente do desvio da agora depressão, “até ao fim de quarta-feira o território do continente continuará a ser afectado por uma massa de ar quente, húmido e instável”. O IM prevê, ainda, a possibilidade de aguaceiros fortes nas regiões do Centro e Norte.

Tiago Dias
Foto: EUMETSAT