Os Sigur Rós estão de volta a Portugal, desta vez para promover o trabalho mais recente – “Takk…” (“Obrigado” em islandês) -, editado em Setembro.

Com o concerto em Lisboa esgotado, a banda islandesa tem agora agendado um expectáculo extra em Portugal: no dia 19 de Novembro, os Sigur Rós actuam no Coliseu do Porto, confirmou hoje, quarta-feira, a promotora Música no Coração.

O concerto de Lisboa acontece no Coliseu dos Recreios, no dia 20 de Novembro.

Tal como estava previsto para Lisboa, também no Porto a primeira parte do espectáculo fica a cargo do quarteto islandês Amina. O grupo, formado por quatro mulheres (Edda Rún Ólafsdóttir, Hildur Ársaelsdóttir, María Huld Markan Sifúsdóttir e Sólrun Sumarlidadóttir), editou o EP de estreia, intitulado “AnimaminA”, em Dezembro de 2004.

Liderados por Jon Thor Birgisson (guitarra e voz), os Sigur Rós tornam-se conhecidos do grande público a partir de 1999, quando lançam “Agaetis Byrjún”, disco que lhes garantiu um lugar único na paisagem musical internacional e ascendeu ao estatuto de clássico da década passada.

“( )”, de 2002, foi o terceiro álbum da banda, e não teve uma recepção tão entusiasta da crítica. A discografia dos Sigur Rós começa com o disco mais experimental “Von” (1997).

O novo álbum, “Takk…”, mostra uns Sigur Rós mais luminosos, mais próximos da beleza de “Agaetis Byrjún” do que da opressividade dramática de “( )” e tem sido elogiado pela crítica e pelos fãs.

Ana Correia Costa
Pedro Rios
Foto: Fat Cat