Os candidatos ao ensino superior público que concorreram na segunda fase já podem ver os resultados a partir de hoje, sexta-feira, na Internet, no “site” oficial do Acesso ao Ensino Superior.

De acordo com dados avançados em comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), mais de 37 mil alunos conseguiram colocação em universidades ou politécnicos. Ainda assim, 9700 vagas ficaram por preencher.

Os estabelecimentos de ensino com vagas sobrantes poderão, agora, abrir uma terceira fase de concurso, que decorrerá a nível local.

Mais vagas, menos colocados

A maioria dos candidatos (83%) conseguiu colocação nas duas primeiras fases do concurso nacional de acesso. Relativamente a 2004, foram colocados menos 1.205 estudantes.

Esta é, aliás, uma tendência que tem vindo a verificar-se desde 2003: a um aumento do número de vagas, corresponde uma diminuição do número de estudantes que obtêm colocação no ensino superior.

Ciência e tecnologia com maior taxa de colocações

A área das Ciências e Tecnologias continua a ter a maior percentagem de alunos colocados, “representando 30% do total dos novos ingressos no ensino superior público”, refere o comunicado do MCTES.

Seguem-se as Ciências Sociais, com uma percentagem de colocados de 28%, e a área da Saúde, com 18%. Bem mais longe surgem as áreas de Educação (6%), Artes (6%) e Humanidades (4%).

A taxa de ocupação das vagas disponibilizadas por cada estabelecimento tem vindo a descer gradualmente desde 2003, altura em que se registou uma percentagem de 89%. Em 2004, essa taxa foi de 85% e, este ano, ficou-se pelos 82%.

Os alunos colocados podem efectuar a matrícula a partir de hoje. O prazo termina na próxima quinta-feira, dia 20 de Outubro.

Ana Correia Costa
Foto: Getty Images