Ao abrigo desta parceria, a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) irá financiar a atribuição de quatro bolsas anuais a estudantes do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação (JCC) da Universidade do Porto (UP) para prática jornalística no JPN.

O acordo prevê também que a Porto Vivo assegure dois estágios por ano na SRU a alunos da licenciatura, designadamente da área de Assessoria de Comunicação.

O protocolo é assinado hoje pelo reitor da UP, Novais Barbosa, e pelos administradores da Porto Vivo Joaquim Branco e Ana Martins de Sousa, no dia em que são entregues os diplomas aos primeiros licenciados de JCC.

Este protocolo irá permitir que o JPN funcione todo o ano, evitando que a actualização do ciberjornal baixe abruptamente após o período de estágios curriculares internos (Março/Maio).

Pretende-se que este seja o primeiro protocolo com entidades que operam nas áreas temáticas que o JPN irá privilegiar nesta nova fase: Cidade do Porto, Educação (com especial incidência no Ensino Superior e na UP) e Cultura, sem esquecer a Ciência e Tecnologia e os Media.

A cobertura noticiosa mais aprofundada destas áreas tem como objectivo ir ao encontro dos interesses dos visitantes regulares do JPN, que constituem, simultaneamente, o seu público-alvo – a comunidade académica e a juventude.

O protocolo salvaguarda a isenção e os preceitos deontológicos que fazem parte do Estatuto Editorial do JPN, bem como do seu Livro de Estilo.