Augusto Santos Silva apelou hoje, sexta-feira, aos recém-licenciados em Jornalismo, e mesmo aos ainda estudantes da área, para que participem na discussão sobre as alterações ao Estatuto do Jornalista, que está em consulta pública até 4 de Novembro.

Na abertura oficial do ano lectivo do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (UP), perante uma plateia de recém-licenciados e estudantes da licenciatura, o ministro convidou os jovens que já entraram ou estão prestes a entrar no mercado de trabalho a participarem no processo de discussão do documento, porque – realçou – “a discussão do papel dos jornalistas é permanente”.

Santos Silva explicou que a proposta do Governo de alteração do Estatuto do Jornalista vai no sentido de fortalecer os direitos e deveres profissionais dos jornalistas essenciais à sua profissão. O ministro salientou que se procura com o documento reforçar as cláusulas de sigilo profissional e de consciência, ferramentas essenciais ao exercício do jornalismo.

O ministro mencionou a separação existente entre a profissão de jornalista e a de assessor de imprensa, duas das vertentes de especialização do curso da UP.
O membro do Governo com a alçada da comunicação social realçou que os assessores de imprensa necessitam que a sua profissão tenha um código de conduta e seja regulamentada por lei, o que já acontece em vários países da União Europeia, mas não em Portugal.

Esclarecendo que “jornalistas e assessores não são confundíveis”, o ministro frisou que o exercício das duas profissões “é técnica e legalmente incompatível”.

Curso de Jornalismo da UP estabelece protocolo com PT Multimédia

Na sessão de abertura oficial do ano lectivo do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, o reitor da UP, Novais Barbosa, e o presidente da PT Multimédia, Zeinal Bava, assinaram um protocolo que vai garantir à licenciatura um apoio de 20 mil euros e a criação de uma cátedra com o nome da empresa de telecomunicações.

O acordo prevê também que a PT Multimédia passe a receber, por ano, dois a seis finalistas do curso, que vão fazer o seu estágio nesta empresa.

O documento foi assinado em simultâneo com o protocolo estabelecido entre o JornalismoPortoNet e a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana.

Tiago Dias
Foto: Ricardo Fortunato