Deco, Cristiano Ronaldo e Luís Figo formam o trio de portugueses candidatos à Bola de Ouro, prémio instituído pela revista francesa “France Football”. São menos dois portugueses na lista de candidatos, já que no ano passado o mesmo trio era acompanhado por Maniche e Ricardo Carvalho.

Shevchenko (na foto) venceu a edição de 2004 e volta a figurar na lista dos 50 jogadores seleccionados pela redacção da “France Football”, divulgada hoje, segunda-feira.

O Brasil domina no número de candidatos – são 10 jogadores de uma “geração de excepção”, diz a revista.

Inglaterra ou Itália são os dois campeonatos com mais representantes (16 jogadores cada um).

Deco e Cristiano Ronaldo também concorrem ao prémio de melhor jogador mundial da FIFA. Deco ficou em segundo lugar no ano passado, a 36 pontos do vencedor, enquanto que Cristiano Ronaldo assegurou o 12º lugar.

Figo, actualmente no Inter de Milão e a atravessar um momento menos produtivo em termos desportivos, venceu o prémio em 2000.

Drogba, Essien e Eto’o representam o contingente africano, enquanto o sul coreano Park Ji-Sung é o único jogador asiático na lista da “France Football”.

O vencedor será escolhido por um júri com um representante de cada um dos 52 países membros da UEFA.

O prémio foi instituído em 1956 e é atribuído anualmente ao jogador que se considera ter sido o melhor do último ano a actuar na Europa.

Pedro Rios
Foto: Wikipedia