Começa hoje, no Pólo da Foz da Universidade Católica, no Porto, a sexta edição do festival de artes digitais “Olhares de Outono”. Sob a designação de “Game Over”, o certame é este ano dedicado aos videojogos, sob o pretexto de estes serem já uma das principais vertentes de investigação na área das artes digitais.

O evento prolonga-se até 29 de Outubro, com actividades todos os dias, entre conferências, workshops, instalações e concertos.

Leonard Paul, da Vancouver Film School, no Canadá, orienta, hoje e amanhã, um “workshop” intitulado “An introduction to prototyping with pure data”, enquanto Paolo de Lucia dirige a oficina “Introduction to 3D Maya” durante quatro dias. Há ainda mais dois “workshops”: “Electroacoustic/acousmatic music” por Nicolas Bernier (sexta-feira) e “Layers of Performance” por Stanislav Roudavsky (quinta a sexta-feira).

Com cinco anos de vida, o festival “Olhares de Outono” é um evento interdisciplinar que tem o mérito de reunir académicos, artistas e empresários em torno das artes e da tecnologia. O objectivo é promover a divulgação, reflexão e formação nos mais diferentes domínios das artes digitais.

Ana Correia Costa
Foto: Pedro Rios