Vice-reitor considera que a universidade deve impulsionar a competitividade do Porto. UP organiza fórum "Porto Cidade Região".

A Universidade do Porto (UP) volta este ano a organizar um fórum de reflexão e debate sobre a cidade e a região em que se insere. Após os seminários preparatórios realizados em Maio passado, o Fórum “Porto Cidade Região” vai realizar-se quinta-feira, 27 de Outubro, na Faculdade de Engenharia, numa Sessão Aberta que terá o tema genérico “Estratégias e Acções para a Competitividade”.

Entre as 9h00 e as 18h00, o dia ficará marcado por quatro painéis constituídos por um orador e um jornalista que “servirá de moderador e de agente provocador”, explicou ao JPN, o vice-reitor da Universidade do Porto, Francisco Ribeiro da Silva.

O primeiro painel, sobre a “Competitividade das Cidades e Regiões”, contará com Mário Silva e Carlos Magno, enquanto a discussão “Inovação, competitividade e promoção de clusters intensivos em tecnologia” ficará a cargo de Emídio Gomes e Camilo Lourenço.

As duas últimas temáticas – “Qualificação e competitividade” e “Infra-estruturas, redes e competitividade” – serão abordadas por Aurora Teixeira, José Vítor Malheiros, Paulo Pinho e David Pontes.

“Porto tem de ser mais competitivo”

”O Porto tem de ser mais competitivo e uma cidade com maior protagonismo. O protagonismo que já teve. A Universidade do Porto, que se insere nesta cidade, pode e deve ser o motor da competitividade e empreendorismo”, salientou o vice-reitor em entrevista ao JPN, a publicar amanhã.

Francisco Ribeiro da Silva que contabiliza em 120 o número de pessoas já inscritas para o fórum, espera que “muitas mais venham ainda a inscrever-se”.

O responsável tem “grandes expectativas para a iniciativa da UP” e deseja que do fórum saiam boas ideias “de convergência entre a cidade do Porto, a UP e os empresários da região”, que sejam realmente aplicadas numa cidade em que a sua universidade deve ser um dos “principais impulsionadores da competitividade, ciência e tecnologia”, frisa.

Pedro Sales Dias
Foto: DR