A contestação à política do Governo para o ensino superior prossegue, mas de forma pouco coordenada entre as várias associações de estudantes. O dia de hoje, quinta-feira, será marcado por acções de protesto por parte das federações académicas do Porto e Lisboa.

Para dia 9 de Novembro, está marcada uma manifestação na capital, convocada pela Associação Académica de Coimbra, que não conta com o apoio dos dirigentes académicos do Porto, Lisboa, Aveiro e Minho, que não concordam com a forma de luta escolhida por Coimbra. Há até quem fale abertamente em desunião no movimento académico.

A Federação Académica do Porto (FAP) organiza hoje um “Cordão Humano pela Educação”, da Praça da Liberdade até ao Governo Civil da cidade, onde será entregue um caderno reivindicativo com as preocupações da Academia do Porto.

Na capital, a “campanha de mobilização” organizada pela Associação Académica de Lisboa (AAL) culmina hoje com um parada, explicou ao JPN o presidente da AAL, Ricardo Acto.

Os estudantes têm vindo a protestar contra a lei que determina que são as universidades a estabelecer o limite da propina (que já levou a que 60% das instituições adoptassem o valor máximo de 900 euros), contra os cortes orçamentais para as instituições de ensino superior e na acção social.

FAP protesta sozinha

Segundo Pedro Esteves, o cordão humano de hoje vai ser “uma forma construtiva e madura de sensibilizar toda a sociedade civil para [os problemas do] actual sistema de ensino superior”. Durante essa entrega, frisa, “não haverá gritos nem palavras. É um protesto silencioso”.

O caderno reivindicativo será também entregue no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), igualmente em silêncio: a noite de dia 6 para 7 de Novembro será passada em tendas instaladas à frente ao ministério.

Os estudantes do Porto aproveitarão também a ida a Lisboa para entregar na Assembleia de República um “cheque gigante de 902 euros, que é a contribuição de cada estudante para o PEC [Pacto de Estabilidade e Crescimento]”. “É uma ironia”, assume Pedro Esteves.

Ana Correia Costa
Pedro Rios