Como seria de esperar, o Pavilhão Atlântico recebeu em apoteose todas as estrelas que desfilaram na 12ª edição dos Prémios Europeus de Música MTV.
O espectáculo começou com cerca de dez minutos de atraso, pouco comum para os padrões da cadeia de televisão, logo com uma das mais aguardadas actuações da noite.

Madonna (na foto) abriu as hostilidades com a estreia mundial do seu novo single, “Hung Up”.

Seguiu-se uma parada de artistas conhecidos do panorama internacional, como Coldplay, Green Day, Black Eyed Peas, Gorillaz ou System of a Down. Cada uma destas bandas também levou um prémio para casa, à excepção dos Green Day, que levaram dois: Melhor Álbum e Melhor Artista Rock.

Numa cerimónia bastante equilibrada, o destaque vai para a derrota dos U2 (a banda de Bono Vox não ganhou nenhum prémio) e a homenagem a Bob Geldof, que recebeu o Prémio “Free Your Mind” pelo contributo para a erradicação da pobreza em África. O mentor dos dois espectáculos de solidariedade “Live Aid” recebeu o reconhecimento da MTV pela sua carreira.

No meio de todo o espectáculo não faltaram os apelos à paz mundial e as críticas a George W. Bush.

Os Gift venceram o prémio para Melhor Artista Português. A banda de Alcobaça superou nas votações do “site” da MTV artistas como Humanos, Da Weasel e Boss AC. Sónia Gonçalves, vocalista do quarteto, afirmou que este é o “momento mais alto da carreira” da banda, que editou em finais de 2004 o duplo álbum “AM-FM”.

Lista completa de vencedores:

Álbum – Green Day: “American Idiot”
Artista Pop – Black Eyed Peas
Artista Hip Hop – Snoop Dogg
Artista Rock – Green Day
Artista Alternativo – System of a Down
Artista r&b – Alicia Keys
Videoclip – Chemical Brothers: “Believe”
Artista Feminina – Shakira
Artista Masculino – Robbie Williams
Artista Revelação – James Blunt
Canção – Coldplay: “Speed of Sound”
Artista Português – The Gift
Grupo – Gorillaz

David Pinto
Foto: DR