Depois do galardão “Regard Jeunes” (“Olhares Jovens), conquistado no Festival de Cannes, o mais importante festival de cinema internacional, “Alice”, a primeira longa-metragem do realizador Marco Martins, é agora nomeada para os Prémios de Cinema Europeu.

“Alice” concorre ao Prémio Fassbinder (que distingue artistas revelação), juntamente com “4” de Ilya Khrzhanovsky, “Anklaget” de Jakob Thuesen, “Ono” de Malgorzata Szumowska, “Quand la mer monte” de Yolande Moreau e Gilles Porte, “Saimir” de Francesco Munzi e “Uno” de Aksel Hennie.

Em exibição nas salas portuguesas há três semanas, “Alice”, que já foi visto por cerca de 30 mil espectadores, conta a história trágica de um pai desesperado que procura a filha desaparecida. Mário (Nuno Lopes) sai de casa todos os dias com o trajecto bem delineado: percorrer o caminho que fez no dia em que Alice, de apenas quatro anos, desapareceu. Chega a instalar várias câmaras de vídeo pelas ruas de Lisboa, numa tentativa, vã, de encontrar a filha.

“Caché” lidera nas nomeações

A lista dos filmes candidatos aos Prémios de Cinema Europeu 2005 foi divulgada no domingo, pela Academia Europeia de Cinema, e sabe-se já que o filme “Caché” lidera o rol de nomeações. A película de Michael Haneke está indicada para sete categorias, incluindo as de melhor filme e melhor realizador.

Os protagonistas de “Caché”, Juliette Binoche e Daniel Auteuill, estão nomeados para a categoria de representação.

Além de “Caché”, a categoria de melhor filme é disputada por “My Summer of Love” de Pawel Pawlikowski, “Brodre” de Susanne Bier, “Don´t Come Knocking” de Wim Wenders, “L’Enfant” de Jean-Pierre e Luc Dardenne e “Sophie Scholl – Os últimos dias” de Marc Rothemund.

Na edição de 2004, o certame atribuíu a categoria de melhor filme a “Gegen Die Wand”, de Faith Akin, e distinguiu Alejandro Amenabar com o galardão de melhor realizador com “Mar Adentro”.

Os vencedores desta 18ª edição dos Prémios de Cinema Europeu serão anunciados a 3 de Dezembro, em Berlim.

Ana Correia Costa
c/ Lusa
Foto: DR