Depois de sucessos como “Finding Nemo” ou “The Incredibles”, em que cooperava com o estúdio Pixar, a Disney precisava provar ao mundo que conseguia trabalhar sozinha. O resultado é “Chicken Little”, uma espécie de “Pedro e o Lobo” dos tempos modernos que é o número um nas bilheteiras norte-americanas.

Little é um pintainho que tem a mania que é galo e assusta toda a quinta ao dizer que o céu está a cair e que a terra está a ser invadida por extra-terrestres. Mas a coisa pelos vistos não está longe da verdade e Chicken Little terá de ser herói por um dia. Zach Braff, Garry Marshall, Joan Cusack e Steve Zahn dão as vozes aos divertidos personagens do destaque da semana.

“A Ponte de San Luis Rey” adapta para o cinema o romance homónimo onde cinco pessoas morrem na queda de uma ponte no Perú do século XVIII. Robert De Niro, Kathy Bates, Gabriel Byrne, Geraldine Chaplin e F. Murray Abraham dão corpo ao elenco.

Em “Deuce Bigalow: Um Gigolô na Europa”, Rob Schneider regressa ao papel de gigolo por acidente acompanhado de Eddie Griffin e Jean Reno. O cenário é a Europa para onde Deuce viaja a fim de limpar o bom nome do seu amigo T.J, acusado pelos grandes prostitutos do Velho Continente.

“Manô” , uma comédia bem diferente dos padrões portugueses, é a proposta nacional da semana. Manô é uma personagem do cinema antigo que se materializa depois das fitas dos seus filmes terem sido queimadas por operários da construção civil encarregues de demolir um antigo estúdio. O filme acompanha a adaptação da personagem cómica dos anos 40 a preto e branco ao Portugal do séc. XXI. George Felner é Manô. Adelaide de Sousa e Diogo Infante completam o elenco do último filme protagonizado por Canto e Castro.

“Ferro 3” traz o cinema asiático de novo a Portugal. O filme conta a história de um viajante de mota que vai morando em casas aparentemente abandonadas pelos seus proprietários em férias ou trabalho. Tae-suk entra, sai e não deixa rasto. Até o dia em que conhece uma das donas de casa, uma mulher atormentada pelo marido.

“Rize” é um documentário de David LaChapelle sobre um estilo de dança inspirado nos palhaços de rua que surgiu no Sul de Los Angeles.

“Supercross” entra no mundo das corridas motorizadas de todo-o-terreno e na vida de dois irmãos rivais, concorrentes no motocross.

David Pinto
Foto: Disney