Pedro Barrias é o novo presidente da Federação Académica do Porto (FAP), com 14 associações de estudantes a darem-lhe a vitória contra 11. A lista Z, liderada por Francisco Vieira, apesar de derrotada para a direcção, venceu a mesa da assembleia por 13 votos contra 12.

Segundo Pedro Esteves, o presidente cessante da FAP, em declarações à agência Lusa, a representante da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Fernanda Torres, foi impedida de votar por ter excedido o número máximo de faltas a assembleias-gerais permitido pelos estatutos da federação académica.

Na hora da vitória, Pedro Barrias, que até aqui era vice-presidente da estrutura académica liderada por Pedro Esteves, apostou num discurso voltado para continuidade. Em declarações ao JPN, afirmou que a vitória foi “o acreditar num projecto credível que a FAP tem assumido”.

Questionado sobre as primeiras medidas que a FAP irá tomar sob o seu mandato, Barrias afirmou que a federação vai “exigir ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior a avaliação das instituições e dos docentes”, a discussão sobre Bolonha e a questão das prescrições.

Pedro Barrias desvalorizou as possíveis divisões com a oposição agora existente – há 16 anos que não havia mais que uma lista -, afirmando que “só com o contributo de todos se pode fazer avançar a FAP”.

Francisco Vieira, candidato derrotado, afirmou ao JPN que, apesar do seu projecto não ter convencido a maioria das associações de estudantes, “estará em tempo total presente na FAP”. “Farei oposição quando não concordar com as orientações da direcção. Nesse sentido, continuaremos a seguir as orientações do nosso programa”, adiantou.

A FAP representa 26 associações de estudantes de instituições de ensino superior do Porto, que acolhem 60 mil alunos.

Duarte Sousadias
Foto: Pedro Rios/Arquivo JPN