Estreia hoje, quinta-feira, “Oxigénio”, no Teatro do Campo Alegre (TCA), no Porto, com encenação de Júlio Cardoso, da Seiva Trupe. A peça, recentemente traduzida e publicada pela Editora UP, da Universidade do Porto, fica no TCA até 28 de Fevereiro.

Escrita pelo “pai” da pílula contraceptiva, Carl Djerassi, e Roald Hoffmann (Prémio Nobel da Química em 1981), “Oxigénio” é uma peça de “carácter científico-pedagógico”, afirma a universidade em comunicado. É a primeira vez que a peça é levada à cena em Portugal.

“O texto gira em torno do processo de descoberta científica e da importância de ser-se o primeiro a descobrir, utilizando o exemplo histórico (segunda metade do século XVIII) da polémica sobre a autoria da descoberta do oxigénio”, continua a nota de imprensa.

Para assinalar a estreia, a universidade organiza a conferência intitulada “A propósito do Oxigénio”, com o objectivo de “suscitar o debate sobre a Ciência e o Saber do século XVIII”.

A conferência, marcada para as 17h00 de hoje, com entrada livre, conta com três palestras, por Francisco Ribeiro da Silva, vice-reitor e director da Editora UP, Zulmira Santos, da Faculdade de Letras da UP, e Ana Carneiro, da Universidade Nova de Lisboa.

Antes das palestras, actua um dueto de violinos de música barroca do século XVIII, ao que se seguirá a projecção de uma mensagem vídeo do autor da peça.

“Oxigénio” sobe ao palco do TCA às quintas, sextas e sábados às 21h45 e aos domingos às 16h00.

JPN
Foto: DR