O secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, garantiu que não lidera uma nova “secreta” criada por José Sócrates.

Júlio Pereira disse à agência Lusa que a notícia é “completamente falsa” e que vai participar criminalmente de quem escreveu o artigo e da revista “Visão”. “É um atentado grave contra a minha idoneidade pessoal e cívica”, afirmou o responsável, acrescentando que é também um atentado contra a figura do primeiro-ministro.

“É falso que tenha qualquer estrutura a produzir informação no meu gabinete”, garantiu o responsável do SIRP, numa conferência de imprensa no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.

A “Visão” dá hoje capa a uma investigação jornalística, segundo a qual José Sócrates estará a criar um novo núcleo de serviços de informação, não previsto na lei e sem controlo da Assembleia da República.

A revista diz que este serviço “indicia a existência de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado do chefe de Governo, actuando à margem da lei e de qualquer escrutínio do Conselho de Fiscalização, eleito pelo Parlamento”.

Em causa podem estar, segundo a “Visão”, os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, já que o novo modelo não tem cobertura formal nem jurídica. A actual legislação não prevê que o secretário-geral do SIRP tenha uma estrutura própria de pesquisa e produção de informações.

O “embrião da nova secreta faz parte de um plano ambicioso, que tem sido mantido no segredo dos deuses”, acrescenta o artigo da “Visão”.

A notícia adianta que esse núcleo restrito de análise e produção de informações já tem funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira.

Júlio Pereira também nega que esteja em cima da mesa a fusão das três actuais secretas – as duas civis (SIS e SIED) e a militar (DIMIL – Divisão de Informações Militares) – num único serviço de informações, processo sugerido pela “Visão”.

“Visão” não recua perante “desmentidos intimidatórios”

“A ‘Visão’ reafirma a notícia. É um assunto que a ‘Visão’ vai continuar a investigar. Não são desmentidos intimidatórios que farão afastar a ‘Visão’ desta investigação”, garantiu à Lusa o jornalista que assina a notícia, Rui Costa Pinto.

A propósito das declarações do secretário-geral do SIRP, o autor da notícia salientou que Júlio Pereira “nunca esteve disponível” para falar com a “Visão” antes de o artigo ser publicado.

JPN
c/ Lusa
Foto: DR