- O reitor é eleito pela assembleia da Universidade, em escrutínio secreto. - A assembleia é constituída pela equipa reitoral, representantes das várias faculdades e unidades orgânicas da Universidade do Porto…

– O reitor é eleito pela assembleia da Universidade, em escrutínio secreto.

– A assembleia é constituída pela equipa reitoral, representantes das várias faculdades e unidades orgânicas da Universidade do Porto (UP), funcionários, dirigentes das associações de estudantes e outros representantes dos alunos. Ao todo são 238 pessoas.

– É eleito quem obtenha mais de metade dos votos validamente expressos (não contam os votos em branco). Se nenhum dos candidatos obtiver metade dos votos, há uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados.

– O reitor cessante comunicará, no prazo de cinco dias, o resultado do acto eleitoral.

– O mandato do reitor tem a duração de quatro anos. Não é admitida a reeleição para um terceiro mandato consecutivo nem para novo mandato durante o quadriénio imediatamente subsequente ao termo do segundo mandato consecutivo.

Fonte: Estatutos da Universidade do Porto
Aprovados em 14 de Setembro de 2005