Um programa informático “malicioso” está a ser espalhado entre computadores Mac, através do programa iChat, da Apple. Pensa-se que o “worm” informático, conhecido como Leap-A, é o primeiro “software” com más intenções dirigido especificamente aos computadores Mac.

As empresas de segurança informática afirmam que o Leap-A não é muito perigoso. A Symantec atribui-lhe o grau 1 de ameaça – o mais baixo de um indicador que vai até 5.

O “worm” é espalhado através da versão 10.4 do programa de mensagens instantâneas da Apple, através de um ficheiro chamado “latestpics.tgz”. Kevin Hogan, da Symantec, recomenda que os utilizadores desta versão do iChat não aceitem ficheiros mesmo que eles sejam enviados por alguém da lista de contactos do utilizador.

“O ‘worm’ Leap-A não é em si mesmo uma ameaça importante, mas devia servir como um lembrete útil que o ‘malware’ [‘software’ malicioso] pode ser escrito para qualquer computador”, afirmou Graham Cluley, da Sophos, citado pela BBC Online. “Os utilizadores Mac não podem continuar a pensar que são invulneráveis a estas ameaças”.

JPN
Foto: SXC