O FC Porto continua descansado na liderança do campeonato. Um golo bastou para vencer o Marítimo no Dragão. E que golo de Raúl Meireles! Os “azuis e brancos” exibiram-se a bom nível e aproximam-se do prometido por Co Adriaanse no princípio da época: um futebol de ataque, vistoso e eficaz. A uma semana do “derby” frente ao Benfica, a turma de Co Adriaanse tem cinco pontos de vantagem sobre o mais directo adversário, o Sporting, e oito sobre o rival da Luz.

Isto porque o Benfica deu mais um passo atrás na luta pela renovação do título ao perder com o Vitória de Guimarães por 2-0. Os vimaranses despertaram depois da chegada de Vitor Pontes e parecem querer sair dos últimos lugares da classificação. Apenas dois pontos separam a equipa da cidade berço da linha de água. Quanto ao clube da Luz, deixou fugir o Sporting no segundo lugar e caiu inclusive para o quarto posto, ultrapassado pelo Braga.

Os “leões” venceram o Paços de Ferreira por 3-0 e assumem-se como os principais adversários do FC Porto na luta pelo primeiro lugar. Paulo Bento tem conseguido tirar o melhor proveito dos jogadores de Alvalade e desde o jogo com o Benfica que os atletas do Sporting não conhecem outro resultado a não ser a vitória.

Quanto aos bracarenses, venceram a Naval (17º classificado) por 1-0 e passaram para a frente do agora quarteto perseguidor do líder e do segundo classificado. Os arsenalistas têm 44 pontos, o Benfica 43, o Nacional 42 e o Boavista tem 41. Os madeirenses voltaram às vitórias, batendo o lanterna vermelha Penafiel por 2-1. Os “axadrezados” continuam a senda ganhadora (seis jogos seguidos a somar três pontos), depois de desfeitearem o Rio Ave (13º classificado) pelo mesmo resultado (2-1).

Destaque ainda para o explosivo Gil VicenteAcadémica. O jogo em Barcelos teve emoção até ao fim. Os “estudantes”, mesmo em inferioridade numérica, venderam cara a derrota e só sucumbiram em tempo de descontos. O Gil Vicente deu um salto na tabela e juntou-se a Marítimo e Estrela da Amadora no 10º lugar. A Académica vem logo a seguir, juntamente com o Rio Ave. As duas equipas têm menos um ponto, o que prova que a luta na segunda metade da tabela é renhida. Apenas 3 pontos separam o 15º classificado, Paços de Ferreira, do 9º, o Belenenses. Os pupilos de José Couceiro venceram os da Amadora por 2-1, no último jogo de Meyong no campeonato português. O avançado dos Camarões parte para o Lokomotiv de Moscovo.

A 23ª jornada fica completa amanhã com o jogo entre União de Leiria e Vitória de Setúbal (20h30, SportTV). Os dois clubes disputam o sexto lugar da tabela.

David Pinto