A selecção nacional tem esta noite (19h45), em Dusseldorf, o derradeiro teste antes de ser divulgado o lote de jogadores que vão estar presentes no Campeonato do Mundo deste ano. Ricardo Quaresma foi a grande novidade na convocatória de Scolari. Tanto o avançado do FC Porto como Hugo Viana (chamado para substituir Tiago na convocatória) têm a última oportunidade de entrarem definitivamente nas contas do técnico brasileiro para o Mundial.

Na habitual conferência de imprensa que antecede os jogos, Scolari falou da oportunidade que pretende dar a Hugo Viana e a Quaresma, mas aproveitou também para mencionar a “falta de alternativas a Deco” no meio campo português.

No último treino realizado na LTU Arena de Dusseldorf, todos os convocados estiveram às ordens do técnico brasileiro, que não deve fazer grandes alterações ao esquema que tem utilizado nos últimos encontros. Assim sendo, o onze da selecção portuguesa deverá ser constituído por: Ricardo; Miguel, Jorge Andrade, Fernando Meira e Nuno Valente; Costinha e Maniche; Luís Figo, Deco e Cristiano Ronaldo; Pauleta.

O encontro, inédito, diante da Arábia Saudita pode servir também para que Scolari atinja o 12º encontro sem perder, o que aproxima o técnico brasileiro do recorde de Humberto Coelho, que manteve a invencibilidade da equipa das quinas durante 13 partidas.

Sauditas procuram identidade

O adversário desta noite está presente no grupo H do Mundial da Alemanha (Espanha, Ucrânia e Tunísia). Depois de uma caminhada tranquila na fase de qualificação, o conjunto saudita, que utilizou 54 jogadores na caminhada para a Alemanha, tem vindo a adoptar diversos esquemas tácticos.

O actual seleccionador Nelson Páqueta, que substituiu o argentino Gabriel Calderon no dia do sorteio para o Mundial, deve apresentar um onze com mudanças significativas relativamente aos encontros anteriores.

Na equipa saudita há alguns jogadores bem conhecidos dos grandes palcos do futebol mundial, como o avançado Al Jaber, que caso venha a entrar nas contas de Páqueta para o Mundial iguala Maradona e Pelé, com quatro presenças em mundiais. E há ainda o defesa Montashari (melhor jogador asiático do ano), que é apontado com uma das possíveis revelações do próximo Mundial.

A partida, que vai ser dirigida pelo alemão Wolfgang Stark, não deve contar com casa cheia mas, ainda assim, serão muitos os emigrantes que vão marcar presença neste encontro de preparação.

Ivo Adão
Foto: UEFA