Paul Haggis pode ser considerado o vencedor da noite de ontem, domingo, por ter entrado no Kodak Theater em Los Angeles com baixas expectativas e ter saído da sala com os Óscares para Melhor Filme e Melhor Argumento Original pelo filme “Colisão”.

O favorito da noite, “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee, venceu o prémio para Melhor Realização e para Melhor Argumento Adaptado.

George Clooney parecia saber o que o esperava para o resto da noite, quando, ao receber o Óscar para melhor Actor Secundário – o primeiro da noite a ser entregue – afirmou: “Bem, isto quer dizer que já não recebo o de Melhor Realizador”. Assim foi, “Boa Noite e Boa Sorte” não venceu em nenhuma das seis categorias para as quais estava nomeado, entre as quais Melhor Filme e Melhor Realização.

Também Steven Spielberg saiu da 78ª Cerimónia de entrega dos Óscares da Academica de mãos a abanar. “Munique”, nomeado em cinco categorias, não venceu em nenhuma delas.

O Óscar de Melhor Actor Principal não escapou ao favorito Philip Seymour Hoffman pelo seu desempenho em “Capote”, filme sobre o episódio da vida do escritor norte-americano Truman Capote que o levou a escrever o seu mais famoso – e derradeiro – livro, “A Sangue Frio”.

Reese Witherspoon ganhou na categoria de Melhor Actriz Principal por “Walk the line”, em que protagoniza o papel de June Carter, a mulher do cantor Johnny Cash.

Tiago Dias
Foto: DR