A porta de saída do Dragão está aberta para Diego. O médio brasileiro não foi convocado para o jogo contra o Vitória de Setúbal (sexta-feira, 21h30, SportTV).

Pela quarta jornada consecutiva, o número 20 fica fora dos escolhidos de Co Adriaanse, não se sabendo ainda as razões do “castigo” do jogador. O que é certo é que Diego não faz parte dos planos do técnico holandês, pelo menos para já.

O treinador “azul-e-branco” repete a lista de convocados da última jornada, quando o FC Porto venceu o Nacional por 3-0. A única novidade é Paulo Assunção, de regresso após castigo. O médio brasileiro deve voltar ao onze, relegando Marek Cech para o banco de suplentes. Helton e Jorginho continuam de fora por lesão.

Os “dragões” começam amanhã, sexta-feira, uma série de jogos fundamentais para manter a liderança no campeonato. A nove jornadas do fim, os “azuis-e-brancos” defrontam o Vitória de Setúbal num clima de confiança e expectativa. Não se podem perder pontos para os lados do reino do Dragão, sob pena do clube ficar sem a liderança da Liga Portuguesa.

Atento a qualquer deslize do FC Porto está o Sporting. Os leões defrontam o Boavista, naquele que é o jogo mais importante da jornada (sábado, 21h15, TVI).

Caneira é a principal novidade nos treinos na Academia de Alcochete. O internacional português já recuperou da lesão e deve voltar ao lado esquerdo da defesa leonina. Carlos Martins também já treina, depois da viagem a Alemanha para tratar da lesão na perna.

Com o plantel na máxima força, Paulo Bento enfrenta o dilema mais agradável de um treinador: saber que jogadores há-de colocar em campo. Koke exibiu-se a grande nível frente ao Gil Vicente, depois de saltar do banco e fazer os dois golos da partida. O espanhol pode ser uma das surpresas do onze que o treinador leonino vai apresentar frente ao Boavista. Outra novidade pode ser o argentino Romagnoli, em detrimento de Nani.

Do lado dos “axadrezados”, Carlos Brito não tem tantas razões para estar contente. O treinador do Boavista não pode contar com quatro peças fundamentais da equipa, suspensas para o jogo de Alvalade. Cadú, Tiago, Hélder Rosário e João Pinto estão castigados e ficam de fora do “derby”.

Brito reconhece o favoritismo do Sporting, mas lembra a boa carreira dos “axadrezados” na segunda volta da Liga. Há oito jogos sem perder, o Boavista está no quinto lugar e ainda sonha com um lugar no pódio do campeonato.

David Pinto
Foto: UEFA