Gaia foi escolhida para ser a primeira cidade a receber a sétima edição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, a estrear no final de Abril.

A Bienal é uma organização do Eixo Atlântico, uma estrutura que reúne dezoito municípios do norte de Portugal e da Galiza.

“Esta é uma Bienal que é considerada uma das mais importantes existentes na Península Ibérica, na vertente da pintura”, disse fonte da Câmara Municipal de Gaia (CMG).

A exposição será constituída por 40 obras de pintores da euro-região formada pelo Norte de Portugal e a Galiza, onde se situam as 18 cidades (nove portuguesas e nove galegas) que formam o Eixo Atlântico.

“Gaia foi a cidade escolhida – e nós lutámos nesse sentido – para receber a abertura da exposição”, afirmou a mesma fonte. “Concorreram cerca de 600 trabalhos de diversos artistas, e alguns deles participaram com vários trabalhos”, disse. “Foram seleccionados 40 trabalhos para participar na exposição. O júri vai decidir hoje a quem irá atribuir os prémios da exposição”.

A Bienal, que tem por objectivo estimular a produção e divulgação do património artístico luso-galaico, terá início no próximo dia 28 de Abril, na Casa-Museu Teixeira Lopes e nas Galerias Diogo de Macedo (na foto), em Gaia, e estará patente ao público até ao dia 25 de Maio.

“A cerimónia de abertura da Bienal contará com a presença dos presidentes das 18 autarquias que formam o Eixo Atlântico”, revelou a fonte da CMG. “Serão atribuidos quatro prémios monetários. Os artistas premiados vão recebê-los nessa ocasião, no auditório das galerias de arte moderna de Gaia anexas ao Museu Teixeira Lopes”, disse.

Do lado português, formam parte do Eixo Atlântico as cidades do Porto, Gaia, Régua, Vila Real, Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Chaves e Bragança.

Do outro lado da fronteira, os membros do Eixo Atlântico são as cidades de Ourense, Vigo, Pontevedra, Villagarcia de Arousa, Monforte de Lemos, Lugo, Santiago de Compostela, Ferrol e Corunha.

A exposição dos 40 trabalhos recomendados estará um mês em cada cidade do Eixo Atlântico, até meados de 2008.

Gina Macedo
Foto: DR