A Sony tenta, a todo o gás, adiantar o lançamento da Playstation 3. Depois do fracasso de vendas da PSP (Playstation Portable), os responsáveis da empresa norte-americana esforçam-se por apressar a estreia da nova consola caseira. O lançamento da PS3 estava marcado para este mês, mas a companhia japonesa foi forçada a adiar as primeiras vendas da máquina de jogos para Novembro.

A comercialização da nova consola ficou adiada devido a um atraso no desenvolvimento da tecnologia de protecção dos leitores de DVD de alta definição em formato Blu-Ray. A Sony ainda não conseguiu estabelecer um sistema seguro para impedir as cópias ilegais.

Idealizada desde 2004, a nova consola é a grande aposta da Sony para relançar a empresa, cuja saúde financeira continua frágil – anunciou no Outono passado um vasto plano de reestruturação que prevê a supressão de 10 mil empregos.

Ken Kutaragi, responsável na produção das consolas, apresentou a nova Playstation numa feira de tecnologia em Los Angeles e enumerou algumas das inovações da máquina de jogos. A PS3 trará comandos “wireless” que permitirão até sete jogadores na mesma consola e possibilidade de conversações de voz via Internet.

Mas a principal novidade da Playstation 3 é o facto de já vir incorporada com a tecnologia Blu-Ray Disc (BD). Criado para garantir aos conteúdos maior qualidade em “high-definition” (1920×1080 pixels) e mais seguro contra todo o tipo de pirataria, o BD é um disco de armazenamento, tal como o DVD, mas com capacidade até 50 gigabytes de memória.

A Sony investiu quatro mil milhões de dólares na PS3 e espera produzir mensalmente um milhão de consolas para venda ao público. O preço da nova máquina de jogos deve rondar os 300 euros.

David Pinto
Foto: PS3Land