Ainda sob a lembrança da catástrofe do Columbia em 2003 que causou a morte de toda a tripulação do vaivém, a NASA anunciou ontem, terça-feira, o adiamento de novos lançamentos para o dia 1 de Julho.

“Adiar o lançamento de Maio para Julho foi uma decisão difícil”, disse um responsável pelo programa de lançamentos da NASA, Wayne Hade. A agência espacial norte-americana tinha anunciado, há duas semanas, que retomaria os lançamentos em Maio deste ano, mas uma disfunção detectada num dos quatro captores situados nos reservatórios do vaivém adiou a data de lançamento.

Em conferência de imprensa, Wayne Hade explicou que serão necessárias três semanas para recuperar o captor no interior do reservatório e substitui-lo. Serão ainda necessárias outras três semanas para encontrar una nova janela de lançamento. A NASA anunciou que estes problemas dificilmente estarão resolvidos antes de 1 de Julho.

Wayne Hade vincou que a equipa se encontra muito optimista quanto ao lançamento de Julho e apontou o Outono como época mais provável para o lançamento de dois outros vaivéns.

Paula Teixeira
Foto: NASA