Hoje, quarta-feira, cumprem-se os quartos-de-final da Taça de Portugal. A prova apenas conta nesta fase com equipas do escalão principal, que poupam esforços, devido à fase decisiva em que se encontra o campeonato nacional.

Os dois primeiros classificados do campeonato, FC Porto e Sporting, visitam os campos do Marítimo e da Académica, respectivamente, e o detentor do troféu, Vitória de Setúbal, recebe o Boavista. Mas o prato forte da noite é o Benfica – Vitória de Guimarães, no Estádio da Luz.

Ronald Koeman vê-se a braços com uma onda de lesões. Léo, Marco Ferreira, Miccoli e Alcides estão lesionados e não podem alinhar frente ao Guimarães. Os defesas brasileiros estão inclusive em dúvida para a próxima partida do campeonato.

Mas nem tudo são más notícias no “ninho da águia”. Petit está de volta, assim como Luisão. O médio português já recuperou da lesão contraída na véspera do jogo com o Liverpool e o brasileiro regressa depois de ter ficado de fora frente à Naval, devido a uma gripe. Outra novidade na lista de convocados do técnico “encarnado” é Mantorras. O avançado angolano está de volta à convocatória das “águias” dois meses depois da última chamada e tem a oportunidade de fazer o seu primeiro jogo em 2006 ao serviço do Benfica.

Quanto ao Guimarães, Vitor Pontes já disse que uns dos grandes objectivos do clube é a conquista da Taça de Portugal e para que tal aconteça, é preciso eliminar o Benfica. Algo perfeitamente ao alcance do Vitória, que até já venceu o clube “encarnado” na Luz, para o campeonato. Os vimaranenses têm ainda do seu lado outra estatística: Vitor Pontes nunca perdeu contra o Benfica enquanto técnico principal de futebol. Contra, o Guimarães tem o facto de não poder contar com Benachour, Wesley, Svard e Geromel, peças fundamentais da equipa.

Paulo Bento mexe na defesa

No Sporting, Paulo Bento também lida com uma série de ausências. Tonel e Sá Pinto estão castigados e Caneira está lesionado. O técnico leonino é assim forçado a criar uma nova dupla de centrais para o encontro frente à Académica, composta por Polga e Hugo.

Tello deve ser o lateral esquerdo, enquanto que Deivid dará apoio a Liedson no ataque, no lugar de Koke. Douala, Carlos Martins e Ricardo devem ficar a descansar, sendo substituidos por Nani, Romagnoli e Tiago.

Os “estudantes” também se encontram desfalcados para o jogo contra os “leões”. Filipe Teixeira está castigado, Dionattan e N’Doye estão lesionados.

Baía no Caldeirão dos Barreiros

No Dragão, Helton continua a ser a grande ausência do FC Porto. Nos Barreiros, a baliza permanece “nas mãos” de Vitor Baía, que tem assim mais uma oportunidade para mostrar a Co Adriaanse que tem qualidade para ser titular. Anderson voltou a ser convocado, tal como Alan, que estava fora dos escolhidos do técnico holandês há três jornadas.

Marek Cech deve entrar no onze inicial para o lugar de Raúl Meireles, naquela que deve ser a única alteração de Adriaanse em relação ao jogo contra o Setúbal. O médio português viu o quinto amarelo na última jornada e fica de fora a cumprir castigo.

No Marítimo, que está sem treinador pela segunda vez esta temporada (curiosamente também na véspera de um jogo frente ao FC Porto), José Carlos é a única ausência de vulto. O avançado brasileiro tem estado em destaque nas últimas jornadas, mas não pode ser usado por João Abel, adjunto maritimista, frente aos “dragões”.

Peões fundamentais de volta ao xadrez do Boavista

No Bonfim, o Vitória continua a defesa do troféu conquistado o ano passado frente ao Boavista. Sem Adalto (saiu lesionado frente ao FC Porto), mas com Nandinho de volta aos convocados, a formação de Hélio Sousa quer terminar com a série de maus resultados do campeonato.

Na equipa de Carlos Brito, que viu interrompida em Alvalade a série de oito jogos seguidos sem perder (sete triunfos e um empate), regressam João Pinto, Tiago e Cadu, depois de terem cumprido um jogo de castigo diante do Sporting.

Taça de Portugal – Quartos-Final

V. Setúbal – Boavista (15h00)
Marítimo – F.C. Porto (18h30)
Académica – Sporting (20h30)