O Teatro Nacional São João (TNSJ) escolheu o Dia Mundial do Teatro para anunciar a sua programação para o resto do ano. Os responsáveis pelo teatro sublinham uma “tendência” na vida do TNSJ: “cada vez mais os criadores poderão apresentar o seu trabalho por um período mais longo”, disse o director, Ricardo Pais, em conferência de imprensa.

“Hoje é um dia especial. Pela primeira vez apresentamos o nosso futuro com algum optimismo”, afirmou Pais. O director do TNSJ garantiu que a situação financeira está “melhorada” e que o défice pode ser praticamente sanado até ao final do ano. “Temos conseguido converter a despesa em investimentos e conter os custos”, justificou. A recuperação financeira “vai de mão dada com a transformação deste teatro em Empresa Pública Empresarial”, acrescentou.

O teatro convidou autarcas da Área Metropolitana do Porto – o “território essencial” para o TNSJ – para a estreia das leituras encenadas de “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett (em cena a partir de hoje até 31 de Março). O objectivo foi “encontrar um momento de convívio com os representantes dos habitantes da área do Porto”, disse Ricardo Pais.

Dentro e fora de portas

Em Abril, há uma peça (“Um filho”) de Luísa Costa Gomes e discussões e leituras encenadas em torno da dramaturga portuguesa. No mesmo mês, “D. João”, encenada por Ricardo Pais, terá 10 espectáculos extra para responder à elevada adesão do público. Pais encena também “A Beira”, de Gil Vicente, em Novembro.

De 11 a 20 de Maio, no Teatro Carlos Alberto (TeCA), há “Quarto Interior”, uma co-produção com a Circolando. De 26 de Maio a 9 de Junho, realiza-se o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). Ainda na partilha de experiências, em Julho, o TNSJ associa-se à ESMAE e acolhe a primeira edição do Festival SET – Semana das Escolas de Teatro.

O responsável pelas relações internacionais do TNSJ, José Luís Ferreira, assinalou o “trabalho laborioso” feito em termos de intercâmbio com teatros estrangeiros, como o italiano Teatro di Roma (que traz obras de Pirandello ao Porto, em Novembro) ou o suíço Théâtre Vidy-Lausanne E.T.E.. Em Julho, a francesa La Comédie de Reims traz “Rhinocerós” e “Ionesco Suite”, com base no trabalho de Eugène Ionesco, ao Rivoli. Em sentido inverso, destaca-se a encenação de “Cabelo Branco é Saudade” em Frankfurt.

Em Dezembro acontece o décimo PoNTI, dedicado às relações entre o teatro e o vídeo. Nesse âmbito, destacam-se “Eraritjaritjaka”, de Heiner Goebbels, e o programa “Fabio Iaquone: DVT”, com dois espectáculos na área do vídeo.

Pedro Rios
Foto: DR