O presidente da Comissão Executiva (CE) da Metro do Porto, Oliveira Marques, anunciou hoje, segunda-feira, que o tarifário social vai passar a integrar os desempregados, para além das crianças, dos estudantes e dos pensionistas.

O anúncio foi feito durante a sessão de apresentação dos resultados do inquérito sobre o grau de satisfação dos utentes dos serviços do transporte. Oliveira Marques aproveitou o tema do inquérito para responder a algumas das críticas feitas pelos utilizadores.

O responsável da empresa afirmou que não é aceitável que o Metro se torne num elemento de “exclusão social”. Por isso, procurou-se “encontrar uma resposta para os desempregados”.

Oliveira Marques explicou, também, que a Metro do Porto vai procurar “oferecer mais flexibilidade aos utentes”, de modo a que “os clientes só paguem o que usam”. “É obrigação de uma empresa cobrar apenas pelo serviço que presta, e não pelo serviço que não presta”, ironizou, dando o exemplo de um utente que pague assinatura mensal e que fique constipado durante três dias – tem de pagar os dias por inteiro. No futuro, esse utente passará a pagar apenas os dias em que usufruiu do transporte, mesmo sendo assinante.

O presidente da CE da Metro do Porto criticou os arquitectos responsáveis pela concepção das estações de superfície, afirmando que nestas situações corre-se “o perigo da ditadura dos arquitectos”. Oliveira Marques esclareceu que vai ser necessária uma “rectificação” das estações que não oferecem condições para, particularmente, abrigar os utentes da chuva. “A entidade que concebeu e construiu [as estações] aí esteve mal”, rematou.

Linhas Verde e Amarela completas dia 31

Oliveira Marques anunciou, no início da sessão, que as linhas Verde e Amarela vão estar concluídas no dia 31 deste mês. As obras de recuo do muro da Escola Superior de Enfermagem do Porto, na linha Amarela, deverão estar prontas até lá. O presidente da CE da Metro do Porto assumiu que “a obra está a ser feita muito em cima do momento”.

Para a segunda fase, está preparada a inauguração da ligação entre a Póvoa de Varzim e o aeroporto de Pedras Rubras, que deverá acontecer em finais de Maio.

Tiago Dias
Fotos: Rita Pinheiro Braga