Com 56 anos, Alípio Ribeiro assume a liderança da direcção nacional da Polícia Judiciária (PJ). O actual procurador-geral distrital do Porto substitui Santos Cabral, informado pessoalmente pelo ministro da Justiça, Alberto Costa, de que o Governo prescindia dos seus serviços.

“Por despacho conjunto do primeiro-ministro e do Ministério da Justiça (MJ) foi posto termo à sua comissão de serviço (como director nacional da PJ) com efeitos imediatos”, afirma o ministério em comunicado.

“O Governo entendeu que a adopção e exposição pública por parte de uma entidade dele dependente de posições tendentes a condicionar a liberdade do Executivo punham em causa a relação de confiança necessária entre a tutela e dirigente”, justifica o MJ.

Na passada semana, a direcção da PJ ameaçou demitir-se caso o Governo passasse a tutela das relações com a Interpol e Europol para o Gabinete Coordenador de Segurança, sob a alçada do Ministério da Administração Interna. A PJ está ainda a braços com uma grave crise financeira.

Pedro Rios