O jornal sobre música “Blitz” vai dar lugar a uma revista mensal com a mesma temática. O director Miguel Francisco Cadete, em declarações ao JPN, afirma que “a revista ‘Blitz’ não vai ser um espelho do jornal ‘Blitz'”.

Sem querer adiantar muitos pormenores sobre a revista, o director do jornal revela: “É um projecto completamente diferente, apesar de mantermos o título e algumas das linhas mestras que guiaram esta publicação desde há 22 anos até hoje”.

“Constatou-se que era inviável a edição de um jornal de música semanal em Portugal. E a partir dessa constatação fizemos o que já aconteceu em muitos casos lá fora: a transformação de um jornal em revista”, justifica o director do “Blitz”. “O público-alvo da revista será muito mais abrangente do que o de um jornal semanal”, afirma.

“Não existe nenhuma revista de música generalista em Portugal e vamos ocupar esse espaço”, sustenta Miguel Francisco Cadete. “Temos um projecto suficientemente qualificado para o fazer, e que, com certeza, dará os melhores resultados”, acredita.

O director do “Blitz” admitiu ao JPN que a revista é um projecto que já estava a ser trabalhado há algum tempo, apontando o mês de Junho como uma das datas previstas para o aparecimento da revista nas bancas.

Questionado sobre os efeitos da reestruturação do jornal, Miguel Francisco Cadete confirma a possibilidade de despedimentos, mas sublinha que “essas decisões estão a ser tomadas pelo administrador da Impresa Jornais, a empresa proprietária do título e pela direcção de recursos humanos”, explica.

A notícia que o jornal “Blitz” iria ser reformulado, adoptando o formato de revista com uma distribuição mensal foi avançada hoje, terça-feira, pela “Meios & Publicidade” e pelo “Diário de Notícias”.

A decisão desta reformulação, cujo projecto foi encabeçado por Miguel Francisco Cadete – director do “Blitz” desde Fevereiro – , deve-se à quebra de circulação do jornal nos últimos anos e à tentativa de seguir, por outro lado, a tendência dos mercados internacionais.

Segundo a “Meios & Publicidade”, o jornal fechou 2005 com uma circulação paga de 6.802 exemplares, menos 1.153 do que em 2004, o que representa uma queda de 14,5%.

A reestruturação do jornal e a mudança de periodicidade, vai implicar, segundo a edição de hoje da revista “Meios & Publicidade”, a saída de 10 pessoas.

Só no ano passado o jornal conheceu três direcções. A primeira mudança ocorreu em Junho de 2005, quando Pedro Gonçalves, director desde 2003, foi substituído por Vítor Rainho. Já em Fevereiro de 2006, Rainho deixou o grupo e Miguel Francisco Cadete assumiu a responsabilidade do semanário musical.

Em Maio o “Blitz” despede-se das bancas, mas até ao fim deste mês o jornal vai manter o formato e a periodicidade actuais.

Gina Macedo
Foto: DR