Apesar do clássico de Alvalade, existem mais pontos para atribuir na 30ª jornada da Liga. Com o aproximar do fim do campeonato, começam a fazer-se contas e cada ponto conquistado é essencial. No total são quinze os pontos possíveis até se definirem as derradeiras posições.

Na frente, os dois primeiros jogam entre si e o Benfica recebe o Marítimo. De fora das restantes competições em que estavam envolvidos, os benfiquistas concentram-se agora no campeonato. O primeiro lugar está a uma distância de sete pontos e, por isso, os encarnados não podem cometer nenhum deslize. Nesta jornada a equipa da Luz espera pelo clássico de Alvalade para ver qual dos adversários irá perder pontos.

Separados por 12 pontos, o Braga defronta o Setúbal. Depois de uma fase mais conseguida, os sadinos cederam uma derrota na última jornada frente ao Rio Ave e esperam não voltar a perder pontos. A jogar com o Penafiel, o último classificado, o Boavista procura inspiração para se manter na zona de acesso às competições europeias. Ainda a espreitar um lugar na Europa está o Nacional, que defronta o Belenenses.

No fim da tabela as posições começam a definir-se mas existe uma série de equipas com as contas muito equivalentes. Exceptuando o já despromovido Penafiel, são apenas seis os pontos que separam o 10º e o penúltimo. Ou seja, estão oito equipas na luta pela permanência. Desse grupo fazem parte o Gil Vicente que encontra o Estrela da Amadora, o Guimarães que se desloca a Leiria e o Paços de Ferreira que procura pontos frente ao Rio Ave. A Académica defronta a Naval numa altura em que apenas um ponto separa as equipas.

Sónia Santos
Foto: UEFA