Romano Prodi lidera as projecções eleitorais e deve bater o actual primeiro-ministro Silvio Berlusconi nas eleições legislativas italianas que decorreram ontem e hoje, segunda-feira. Segundo a projecção difundida pela estação televisiva pública RAI, depois do fecho das urnas, a coligação de centro-esquerda liderada por Prodi deve vencer o escrutínio com um resultado entre os 50 a 54% dos votos.

A Casa das Liberdades, a coligação de centro-direita de Silvio Berlusconi, deverá obter entre 45 a 49% das preferências dos eleitores. A margem de erro do estudo é de 2%, o que permite que aconteça ainda uma surpresa. Os resultados oficiais serão conhecidos no final do dia.

As projecções confirmam o que as sondagens revelavam durante a campanha: a vitória, por margem curta, de Prodi, que pode ter beneficiado do descontentamento geral perante a estagnação da economia italiana.

A confirmarem-se as projecções, a União para a Oliveira, de Prodi, consegue uma maioria confortável na câmara inferior do parlamento, mas não garante uma vantagem similar no Senato, a câmara superior (obtém 167 dos 315 lugares).

Pedro Rios
Foto: UE