Os dados são do estudo da Brigada de Trânsito da GNR e dizem respeito ao ano passado. 91% dos 903 acidentes com vítimas mortais registados em 2005 foram provocados por erro humano, noticia a agência Lusa.
Segundo o estudo, apresentado hoje, quarta-feira, no I Seminário Internacional de Segurança Rodoviária, em Queluz, o excesso de velocidade lidera a lista de causas dos acidentes. Foi responsável por 274 choques, ou seja, 30,3% do total dos sinistros ocorridos.
Na lista das causas dos acidentes seguem-se a infracção rodoviária (213 acidentes), a distracção do condutor (102), comportamento do peão (50), inexperiência (48), falhas de percepção (45), imprudência (28) e doença súbita (27).
Pouco uso do cinto de segurança
Portugal é dos países da União Europeia (UE) que tem uma pior taxa de utilização do cinto de segurança. Os dados, referentes a 2004, são do estudo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC) e foi apresentado hoje, em Bruxelas.
Apenas 88% dos condutores portugueses usa cinto de segurança e só 25% dos passageiros o fazem no banco traseiro. Comparativamente aos 18 Estados-membros da UE sobre os quais existem estes dados, só a Hungria e a Estónia estão abaixo de Portugal. A Alemanha e o Reino Unido estão no topo da lista.
Segundo o ETSC, o cinto de segurança é o dispositivo de segurança mais importante de um carro e o seu uso poderia evitar seis mil mortos e 380 mil feridos todos os anos nas estradas da UE.
A 9 de Maio entra em vigor uma nova lei sobre o uso dos cintos. O uso deste equipamento passará a ser obrigatório em todos os veículos motorizados, incluindo camiões e camionetas de passageiros. Os autocarros urbanos são uma das excepções.