Quanto ao primeiro e ao último classificados da Liga já não há dúvidas: o FC Porto sagrou-se campeão na passada jornada, o Penafiel está despromovido desde a 28ª jornada. Mas fora isso está quase tudo por decidir. Depois dos desaires nos últimos jogos, Sporting e Benfica aproximaram-se na tabela e só dois pontos separam os clubes da “segunda circular”. No fim da tabela, fazem-se as últimas contas para saber quem desce e quem fica na 1ª Liga.

O FC Porto recebe o Guimarães e espera poder continuar a festejar. Contudo, os vimaranenses não querem deixar de acreditar e procuram um “milagre” para assegurar a permanência. Para esta missão, Vítor Pontes não pode contar com o castigado Cléber e os lesionados Dragoner, Medeiros e Neca. A boa notícia é o que Benachour recuperou da lesão e pode alinhar frente aos “dragões”.

O Sporting não pode perder pontos na deslocação a Vila do Conde, mas o Rio Ave está em situação complicada na tabela e quer aproveitar a intranquilidade dos “leões” para pontuar. A equipa de Paulo Bento já não marca há três jogos mas tem que vencer para defender o segundo lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões.

Ainda a lutar por esse lugar na “Champions”, o Benfica espera ganhar na despedida do seu estádio esta época. O adversário chama-se Setúbal e promete não ser tarefa fácil. Os “encarnados” recebem os sadinos com as ausências do capitão Simão e do avançado Nuno Gomes, ambos lesionados.

Na luta por um lugar europeu e separados por apenas um ponto, o Boavista defronta o Nacional. Os “axadrezados” só dependem de si para assegurar um lugar nas competições europeias mas não esperam facilidades na deslocação à Madeira.

No fim da tabela, os últimos pontos são decisivos e muito disputados. O Gil Vicente quer pontuar frente ao Braga, a Naval defronta a U. Leiria, o Belenenses encontra a Académica e Paços de Ferreira procura pontos contra o Marítimo.

Sónia Santos
Foto: UEFA