Edifício das Pós-Graduações traz novas salas de aula, gabinetes para professores e mais equipamentos informáticos. Director considera-o decisivo para resolver os problemas.

A Faculdade de Economia do Porto (FEP) inaugurou, hoje, sexta-feira, um novo edifício. O edifício será permanentemente usado para as pós-graduações, enquanto o edifício principal será usado para as licenciaturas (Economia e Gestão).

Compõe-se por três blocos interligados entre si. O primeiro, já em funcionamento desde o ano passado, tem o Serviço de Informática e salas de computadores abertas a todos os alunos da FEP. No segundo bloco, estão os centros de investigação, a secretaria das pós-graduações e os gabinetes dos professores. Cinco salas de aulas e um anfiteatro compõem, entre outros, o terceiro bloco.

O director da FEP, José Costa, explica que o novo edifício (na foto) “permite fazer uma oferta mais segmentada dos cursos, porque tem condições logísticas que o outro não tem, como o ar condicionado e um ambiente mais favorável à reflexão e ao trabalho”.

Novo edifícioA ideia surgiu da própria faculdade, que quis assim reaproveitar as infra-estruturas inicialmente criadas para a organização Business Innovation Center e custear metade do custo da obra (1 milhão e 400 mil euros).

Com salas mais amplas e novos equipamentos informáticos, José Costa considera que “de imediato resolve os problemas principais” da faculdade. Quanto ao edifício principal, construído em 1974, “resta agora cuidar da manutenção”.

Estudantes divididos

A opinião dos alunos da FEP divide-se. Cláudia Machado, 2º ano, não vê grande utilidade no novo edifício. “Só vou mesmo para usar os computadores, mas aquilo ou está muito cheio, a Net muito lenta ou a impressão muito lenta”. A estudante considera que a faculdade não tem grandes instalações. “Precisávamos sim era de instalações novas como a FEUP”, conclui.

Sandra Machado, 2º ano, afirma que as “instalações estão muito modernas e os equipamentos são dos mais avançados”. Considera o novo edifício uma mais-valia a nível de espaço e salienta o facto de existir um maior número de computadores.

Pedro Vieira, 4º ano, acha que é uma obra que “vem dotar a faculdade de uma infra-estrutura que não tinha a nível informático e que era bastante fraca”. Neste momento, diz, os alunos têm condições “quer em termos de aulas quer em termos de Internet para desenvolver um bom trabalho”. E classifica de “aceitável” a qualidade das instalações da sua faculdade.

A cerimónia de inauguração do novo edifício contou com a presença do reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa, do ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, e do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

Texto e fotos: Ana Sofia Coelho